

O encontro é um convite aos educadores e demais ouvintes a mergulharem nas cantigas e brincadeiras da cultura da infância. Nós iremos brincar, cantar e conversar um pouco sobre as brincadeiras tradicionais do nosso país. A ideia é ampliar o repertório dos participantes num breve mergulho na cultura da infância. O mundo virtual invadiu a vida das pessoas, passou a integrar fortemente as práticas cotidianas, principalmente as lúdicas. Por isso, esta palestra nos convida a olhar, sentir e brincar com o corpo, nossa primeira casa.
A magia do circo atravessou os tempos marcando gerações, nos fazendo viajar na alegria dos palhaços, nas acrobacias dos malabares e na beleza das cores. Essa palestra visa arrematar as diferentes gerações através de um mergulho na história do circo.
As manifestações populares e tradicionais traduzem livremente a essência maior da cultura brasileira e Mangaio de Versos se configura na confluência da diversidade cultural e sonora pernambucana. Com elementos do Maracatu de Baque Solto, do Coco de Roda e da Cantoria de Viola, possui uma relação direta com a cultura popular e é o resultado de quem nasceu e vive neste universo, a consequência do aprendizado riquíssimo de Adiel dentro da tradição do Estado – o que lhe dá uma base muito consistente e sedutora para a construção de um trabalho bastante singular. Seus temas vão da literatura de cordel aos cantos tradicionais, toadas, baiões, forrós, cocos, cirandas e outras formas de expressões artísticas encontradas em Pernambuco.
A dança e a música são uma das principais artes da antiguidade. Juntas escreveram ao longo da história as mudanças do ser humano em seu processo de evolução. Cada sociedade desenvolveu um diferente tipo de dança, com suas características e formas. Essa palestra é um estímulo à consciência pela diversidade, mostrando que as diferenças são a única semelhança entre os diversos grupos que habitaram o nosso planeta.
A palestra propõe uma abordagem que mistura teoria e prática, convidando adultos e crianças a explorarem conceitos musicais como pulsação, andamento, dinâmica, entre outros. A palestra é norteada pelo método de educação musical O Passo, criado por Lucas Ciavatta, e pretende falar sobre a consistência e a praticidade do ensino e do fazer musical através do método.