
OFICINAS
-
Para participar, serão disponibilizadas 50% das vagas pelo site e as outras 50% ficam disponíveis no próprio local do evento.
Abertura inscrições online, 9/05 - 10h
-
· A inscrição é valida como uma pré-reserva. Para garantir seu lugar na oficina, apresente esse email de confirmação no balcão de oficinas no dia do evento com pelo menos 1h de antecedência.
· No momento da troca a criança receberá um adesivo com nome e horário da oficina.
· O adesivo garante a participação na oficina.
· Cada criança que participar da oficina receberá de brinde uma tatuagem temporária do Festival
· As inscrições online se encerrarão 24h antes de cada oficina.
Programação sujeita a alteração | Outras atrações por vir!
O Meu Primeiro Festival deixou todo mundo com saudades!
Mas você ainda pode aproveitar a energia do festival através das oficinas online.
Capoeira Brincadeira de Angola
A proposta da oficina é trabalhar, através da capoeira, elementos musicais, culturais, de interação social e desenvolvimento corporal das crianças.
Oficina de Construção de Pipas
A Oficina de Construção de Pipas consiste na confecção de pipas tradicionais e tem como objetivo o desenvolvimento da habilidade manual, a coordenação motora e a orientação de como empina-la com segurança evitando fios elétricos, de telefones e locais inadequados.
Oficina Jardim dos Ventos
Conheça a Energia dos Ventos através de um Jardim de cata-ventos e móbiles feitos de materiais recicláveis que funcionam através da energia eólica. Nesta oficina as crianças terão a oportunidade de criar seu próprio cata-vento.
Brincadeiras Cantadas
Guilherme Imia e Joyce Viana ão músicos e integram o time de professores do Tabladinho. Nessa oficina utilizam como metodologia a apreciação, criação e experimentação musical com as crianças através de diferentes instrumentos, da expressão corporal e dos diversos objetos sonoros que estão ao nosso redor.
Faz de conta
A oficina do Faz de Conta mescla histórias e teatro para as crianças soltarem a imaginação! Reis, Rainhas, Príncipes e Princesas, Heróis e Heroínas, Aventuras, Coragem, Encantamento...
Danças populares brasileiras
Dançar é a arte de se expressar com o corpo. As danças populares incluem o ouvir, sentir, cantar e brincar. Pois brincar é preciso. E através da riqueza da nossa cultura popular brasileira, teremos uma oficina de roda de coco e cacuriá para crianças de todas idades.
Oficina de Construção de Burrinhas
A brincadeira é o lugar próprio da criança. A brincadeira transforma como mágica, ela comunica o incomunicável.
Através da construção de burrinhas – personagens que aparecem em muitos Bois de vários lugares do Brasil – com material reaproveitado, e da música – explorando o corpo, instrumentos e cantigas – vamos adentrar em um universo lúdico para simplesmente brincar juntos.
Oficina de Musicalização do Boi
Nessa oficina mais focado na musicalização, exploraremos os instrumentos, juntando com as toadas e brincadeiras de corpo.
Com as crianças prontas, vestindo suas burrinhas, os corpos vivos e as toadas na ponta da língua, estão prontas para brincar fazendo uma participação especial na apresentação do Boi Roncador.
Cirandar - cirandas e outras brincadeiras de roda
Negadeza é percussionista, nascida e criada dentro da cultura popular de Pernambuco, sendo filha de Mestra Aurinha do Coco e neta de Mestra Aurinha do Coco. Nessa oficina, Negadeza se propõe a abordar diversas cirandas e brincadeiras de roda, apresentando às crianças um pouco desse lindo universo do cancioneiro popular brasileiro.
Ewá - Danças Populares
Abordando nossas riquezas de matriz africana e colocando a movimentação do corpo como prática potente de saúde e educação. Uma oficina prazerosa, especialmente delineada para que as crianças possam fluir juntas no espaço dançante com integração e alegria. Porque dançar é vital!
Música, movimento e cultura popular
A oficina "Olá, de novo" une as músicas do disco a dinâmicas e brincadeiras com o corpo. Toda a ludicidade presente nas músicas é usada para o desenvolvimento das potencialidades corporais e sociais das crianças associando o repertório à manifestações populares como a capoeira, samba de roda e muita brincadeira.
O Circo Místico para pequenos
A oficina propõe a interação de atividades circenses voltadas para crianças inspiradas e guiadas pelas músicas do espetáculo/álbum O Grande Circo Místico (Chico Buarque e Edu Lobo).
Música de Brincar
Nesta oficina os integrantes do grupo Farra dos Brinquedos realizam brincadeiras musicais envolvendo o universo de seu espetáculo – suas músicas e histórias.
Conhecendo os bichos
“Conhecendo os bichos” é uma oficina inédita do sanfoneiro e cantor Marcelo Caldi, apresentando às crianças os animais de nossa fauna, de uma forma lúdica e musical. A oficina, por exemplo, narra a história de... uma formiguinha. Contrariando sua mamãe Formiga Trabalhadeira, a formiguinha quer explorar a floresta à procura de um inseto que canta, a Cigarra Preguiçosa.
Literatura de cordel
Utilizando-se dos três pilares da poética popular (rima, métrica e oração) a oficina "Cordelizando" com Adiel Luna introduz as crianças ao universo da literatura de cordel, aproximando o público da leitura e produção deste gênero presente no imaginário brasileiro.
Oficina de Jongo
A Cia de Aruanda, formada por herdeiros da tradição do Jongo na comunidade da Serrinha, traz a vivência a partir dos elementos principais que compõem o Jongo: a dança, o canto, toques de tambor, seus fundamentos e histórias de seus ancestrais.
Perto dos instrumentos
Numa brincadeira gostosa, as crianças vão interagir com os músicos para conhecer as tessituras e os timbres de cada instrumento compreendendo como funciona a orquestra.